Ir para o conteúdo principal

Mensagens do blog por Karen Saori

Choque nos pacientes oncológicos pediátricos Wavesmed

Listamos aqui 6 principais particularidades dos oncológicos a ser consideradas no choque:

1- Os oncológicos (principalmente neoplasias hematológicas) são expostos a uso crônico de corticóide. Esta medicação é utilizada no tratamento de várias leucemias e linfomas em doses altas e em período prolongado, o que aumenta o risco de uma insuficiência adrenal em um contexto de choque. Logo, está indicada a hidrocortisona (100mg/m2) em dose de ataque no momento da indicação da droga vasoativa.

2- Estes pacientes em geral passam por períodos longos de neutropenia. Com isso, é importante pensar em esquemas de antibiótico mais amplos em pacientes instáveis.

3- É muito comum que estes pacientes façam uso de catéter de longa permanência. Isto aumenta a preocupação com infecções por bactérias gram-positivas, portanto a cobertura antimicrobiana deve considerar esta característica.

4- Pacientes oncológicos tem mais risco de infecção fúngica por vários motivos: neutropenia prolongada, uso de nutrição parenteral, múltiplos dispositivos, doença enxerto contra hospedeiro, etc. No caso de choque é importante pensar em cobertura antifúngica ampla.

5- Nestes pacientes há maior possibilidade de componente cardiogênico por conta de uso prévio de quimioterapia cardiotóxica (antraciclinas). Logo, cuidado com o manejo de volume e da droga vasoativa.

6- Em casos de hiperleucocitose há maior resistência ao fluxo sanguíneo, perpetuando a hipóxia tecidual e piorando o choque. Importante conhecer a influência deste fator e envolver a equipe da oncologia sobre a melhor forma de melhorar tal condição.

💪🏻 Quer saber mais sobre temas de Terapia Intensiva Pediátrica e Urgência e Emergência e se preparar para o título? Vem com a gente!

Curso Preparatório para a Prova de Título de Terapia Intensiva Pediátrica (TETIP) Wavesmed


Choque em pacientes oncológicos Wavesmed

Particularidades Choque em pacientes oncológicos Wavesmed

Uso de Corticóide choque nos pacientes oncológicos Wavesmed

Infecção fungica choque nos pacientes oncológicos Wavesmed

Hiperleucocitose choque nos pacientes oncológicos Wavesmed


📚Para saber mais:
Lehrnbecher T, Robinson P et al. Guideline for the Management of Fever and Neutropenia in Children with Cancer and Hematopoietic Stem-Cell Transplantation Recipients: 2017 Update. J Clin Oncol. 2017.

#uti #utipediatrica #UTIP #PICU #TETIP #pediatria #emergencia #medicina #prontosocorro #wavesmed #medicinaintensiva #intensivismopediatrico #oncologia #hematologia #leucemia #choque #corticoide #infeccao

  • Share

Reviews